Nós Somos...

Nós Somos...

Por todas as vidas que um dia conhecemos e de alguma forma ajudamos a Recuperar.Por todos aqueles que nos apoiam e sempre nos apoiaram de alguma forma, provando que também acreditam na Recuperação.Por todos amigos que fizemos, que estiveram e que ainda estão conosco nesta árdua caminhada.Por um mundo sem o flagelo de uma grande infelicidade, que assola a humanidade nos dias de hoje e que se chama “DROGA”.Por todos aqueles que partiram sem vislumbrar a Luz da Recuperação.Por toda ESPERANÇA, todo AMOR e toda em um mundo LIMPO, onde prevalecerá a dignidade e o respeito pela vida.

Por Hoje... e Só por Hoje;

Somos a Raios de Sol; sempre acreditando que Viver, Vale a Pena!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ADICTO - DEPENDENTE - USUÁRIO - VICIADO
É TUDO IGUAL?
         
         Teoricamente estes termos citados acima e outros não relacionados significam, na linguagem popular, a mesma coisa.
         Salvo em situações que estas e outras sejam usadas com designação de duplo sentido para se relatar fatos ou coisas distintas.
         O termo mais usado pela maioria de quem se encontra em recuperação, e que polemicamente discordam, é a palavra “ADICTO”; usada erroneamente para rotular quem vive ou viveu no “mundo” das drogas ou conexos.
         Se diz que este termo é usado erroneamente porque, uma vez estando fora da rotina do uso de drogas, a mente tem que trabalhar a recuperação como algo que não faz mais parte dessa rotina. Adicção é o vício, e geralmente está relacionado com drogas ilícitas e seu uso; conseqüentemente adicto é quem está no uso.
         Pois bem; é necessário se fazer saber que seu subconsciente é um armazenador de informações, e que posteriormente ele vai transmitir, indiretamente estas mesmas informações para seu consciente; é como diz um dito popular, “a gente é aquilo que a gente come”, assim como “a gente é aquilo que a gente pensa”.
        O uso do termo “adicto” por vezes repetido incute de forma inconsciente no subconsciente de quem se auto intitula, ou a alguém a quem intitulam, a idéia de que a pessoa é um usuário/viciado/dependente-ADICTO em atividade, causando uma sensação de conforto no tocante a sê-lo; causando também dificuldade e resistência ao abandono da pática do uso. Bem, se está em recuperação, se abandonou a rotina da adicção, se deixou de usar drogas, e isto serve também para casos do alcoolismo; o correto é que se alimente o subconsciente com a idéia de que não fazem mais parte daquela “vida”; ou seja, não é mais um adicto, mas, sim, correta e beneficamente que é um ADICTO EM RECUPERAÇÃO.
         Isso pode gerar atá uma certa polêmica, ou gerar dúvidas para quem está acostumado e usa de forma muito banal o termo Adicto. É compreensível; já que isto se tornou tão comum, que até mesmo quem tem consciência da lógica de uso correto do termo, acaba se confundindo. No entanto, a “doença” do uso das drogas e alcoolismo, da qual todos que um dia foram acometidos e se recuperam ou, desgraçadamente, aqueles que ainda não entraram em recuperação; precisam adiquirir consciência e a certeza de que é uma doença incurável, e que a vigilância terá que ser eterna. 
         Por isso se diz que, beneficamente, há de se usar todas e quaisquer armas em favor da recuperação; e uma das maiores e melhores delas é trabalhar a própria mente para que se possa prosseguir em uma vida normal, curtindo esta recuperação, e aproveitando a felicidade de se viver em um mundo limpo, consciente, sem drogas ou artificialidade; ou seja, viver a realidade e a vida de forma plena, liberta de coisas que um dia entraram na vida do adicto para a destruição e infelicidade.

         Se você é um dos que não faz mais parte daquele mundo infeliz das drogas ou alcoolismo, se está em recuperação sendo um vencedor, exerça o Décimo Segundo Passo, leve a mensagem; sempre firme no propósito de seguir em frente. 
         Seja você também um grande exemplo de que ser um ADICTO EM RECUPERAÇÃO é a prova que Viver, Vale a Pena!

TEXTO E FORMATAÇÃO: Enivaldo Nery