Nós Somos...

Nós Somos...

Por todas as vidas que um dia conhecemos e de alguma forma ajudamos a Recuperar.Por todos aqueles que nos apoiam e sempre nos apoiaram de alguma forma, provando que também acreditam na Recuperação.Por todos amigos que fizemos, que estiveram e que ainda estão conosco nesta árdua caminhada.Por um mundo sem o flagelo de uma grande infelicidade, que assola a humanidade nos dias de hoje e que se chama “DROGA”.Por todos aqueles que partiram sem vislumbrar a Luz da Recuperação.Por toda ESPERANÇA, todo AMOR e toda em um mundo LIMPO, onde prevalecerá a dignidade e o respeito pela vida.

Por Hoje... e Só por Hoje;

Somos a Raios de Sol; sempre acreditando que Viver, Vale a Pena!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

DROGAS E ALCOOLISMO-INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Afastamento do trabalho por uso de drogas 
cresce 180% 

Dados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) revelam que, de 2009 a 2014, na região Noroeste do Estado, houve aumento de 182,6% no número de pessoas que recebem auxílio-doença por causa do consumo de drogas - principalmente crack e cocaína - e de 47% para casos de alcoolismo. Nos últimos cinco anos, 3.575 moradores da região passaram a receber auxílio-doença pelos transtornos motivados pelo uso de drogas. Até agosto deste ano, outros 781 trabalhadores foram afastados do emprego, por causa do consumo de drogas. O INSS não discrimina o número de auxílio por entorpecente consumido pelo beneficiado. No total, 4.356 pessoas estão afastadas.

O número de afastamentos devido ao consumo de álcool também aumentou, nos últimos cinco anos. Em 2009, 166 passaram a receber o auxílio-doença; já em 2013, o número subiu para 245. O que representa um aumento de 47%. De janeiro a agosto deste ano, 150 pessoas foram afastados do emprego, por causa do consumo de álcool. No total, o INSS já beneficiou 1.179 trabalhadores.

Para pedir o benefício, o trabalhador precisa comprovar por meio de perícia médica a impossibilidade de exercer a função, em razão ao consumo da droga ou do álcool. O valor recebido depende do salário do trabalhador e vai de R$ 724 a R$ 4.390,24. De acordo com o gerente regional do INSS, o período de afastamento depende de avaliação médica. É levado em consideração a idade, a atividade exercida pelo beneficiário e o tipo de tratamento a que ele será submetido, entre outros. Ela afirma desconhecer os motivos que possam explicar o aumento do número de pedidos de auxílio-doença devido à dependência química.

Para o psicólogo do Centro de Convivência É de Lei, de São Paulo, o aumento no número de auxílio-doença para usuários de droga e de álcool está relacionado à busca dos dependentes por ajuda médica. Para o profissional, existe uma quebra de tabu para se falar de drogas e, consequentemente, a coragem dos usuários de buscar tratamentos. Ele afirma que antes as pessoas não queriam tocar no assunto drogas. Agora, o usuário está se conscientizando de que pode procurar tratamento, ou sejam, eles (dependentes químicos) estão tomando coragem para falar que é um usuário e precisa de ajuda.


Autor: OBID 
Fontes: http://www.antidrogas.com.br/ 
                 DIARIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda!