Nós Somos...

Nós Somos...

Por todas as vidas que um dia conhecemos e de alguma forma ajudamos a Recuperar.Por todos aqueles que nos apoiam e sempre nos apoiaram de alguma forma, provando que também acreditam na Recuperação.Por todos amigos que fizemos, que estiveram e que ainda estão conosco nesta árdua caminhada.Por um mundo sem o flagelo de uma grande infelicidade, que assola a humanidade nos dias de hoje e que se chama “DROGA”.Por todos aqueles que partiram sem vislumbrar a Luz da Recuperação.Por toda ESPERANÇA, todo AMOR e toda em um mundo LIMPO, onde prevalecerá a dignidade e o respeito pela vida.

Por Hoje... e Só por Hoje;

Somos a Raios de Sol; sempre acreditando que Viver, Vale a Pena!

sábado, 3 de março de 2012

ALCOOL – QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

O alcoolismo é a segunda causa de morte evitável em todo o mundo. Levantamento feito pela Secretaria da Saúde aponta que a cada 20 minutos uma pessoa é internada no Estado por problemas decorrentes do uso do álcool. Os motivos vão desde intoxicação por abuso pontual até cirrose alcoólica, problemas cardíacos e câncer.
Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, além de ser fator de risco para neoplasias de boca, laringe, faringe e esôfago, o álcool também está associado a 4% dos óbitos por câncer.
A Organização Mundial de Saúde estima que 4% das mortes ocorridas no mundo são ocasionadas pela bebida, sem contar crimes passionais e acidentes de trânsito potencializados por ela.
            O problema torna-se ainda mais grave quando as estatísticas refletem o comportamento dos jovens. Conforme o Centro de Referência em Tratamento de Álcool e Outras Drogas 80% dos pacientes diagnosticados alcoólatras deram o primeiro gole antes dos 18 anos, parte deles com 11 ou 12 anos.
            A idade em que se verifica o início do uso de álcool é um potencial fator de risco para o desenvolvimento dos sintomas da dependência alcoólica. Cada ano de atraso no início do uso de álcool é capaz de gerar uma redução de 14% no risco para a dependência do álcool.
            Pesquisa realizada pelo Ibope no Estado de São Paulo, entre maio e julho de 2011, apontou que:
            - As influências hereditárias da dependência alcoólica são mais comuns entre os que o primeiro consumo de álcool foi antes dos 13 anos de idade.
            - É fácil ou muito fácil uma pessoa menor de 18 anos conseguir bebidas alcoólicas em bares, padarias, supermercados e depósitos e adegas.
            - A sociedade tornou-se mais permissiva com a multiplicação de oferta de tipos, tamanhos e preços de bebidas e da sua promoção mais sofisticada e envolvente na mídia.
            - Os adolescentes que já experimentaram bebida alcoólica disseram tê-lo feito pela primeira vez aos 13 anos (média) e, com freqüência, aos 14 anos.
            - A geração de pais iniciou o consumo de álcool aos 17 anos e, com mais freqüência, aos 21 anos.
            - A maioria dos pais facilitou aos menores o consumo ou a compra de bebidas alcoólicas.
            - Não é raro presenciar menores de 18 anos excessivamente alcoolizados.
            Bem por isso, é preciso avançar com firmeza na prevenção ao consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, fazendo cumprir as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Plano Municipal de Saúde de Vinhedo para 2010 a 2013, objetivando a prevenção aos severos agravos à saúde e à dependência de álcool e drogas, inclui dentre suas diretrizes:
Atenção Básica: Garantir acessibilidade e acolhimento adequado às populações mais vulneráveis de acordo com suas especificidades.
Assistência Especializada: Garantir retaguarda articulada com serviços especializados no tratamento a usuários de álcool e drogas no nível municipal, regional e estadual.
Em abril de 2011 foi instituído o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Vinhedo – COMUD, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e que está integrado à ação conjunta e articulada de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – SISNAD.

FONTE:   CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE VINHEDO
Rua Monteiro de Barros, 530 – Centro – Vinhedo/SP – CEP 13280-000
Fone: (19)  3826.7480  -   Endereço eletrônico: conselho.saúde@vinhedo.sp.gov.br

Elaboração: Grupo de Capacitação e Educação em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda!